domingo, 9 de maio de 2010

Gestão Costeira e Gestão Institucional... Difícil!


Tenho 28 anos e a aproximadamente 2 meses assumi o cargo de Diretor Executivo de uma organização não governamental ambientalista. Apesar de possuir um mestrado em gestão costeira, que me "preparou" para as dificuldades para a Gestão Integrada com diversos atores, este cargo vem me ensinando muito sobre as dificuldades de gerir e resolver conflitos.
Além das dificuldades que podemos esperar tanto na Gestão Costeira, quanto na gestão institucional, existem momentos e conflitos que não podemos sequer imaginar. Muitas vezes, são situações simples porém inesperadas, daquelas que se não forem resolvidas de forma adequada, podem tomar proporções fatais...
E dentro destas dificuldades, a maior que tenho neste momento é conseguir conciliar o que a instituição precisa com o que as pessoas que trabalham nela querem, sendo flexível mas sem ser permissivo demais ao ponto de aceitar qualquer coisa... Somando-se a isso ainda: conseguir manter a motivação da equipe sem sobrecarregar ninguém.
Bem, acredito que muitos tenham a resposta para esta equação, porém cada resposta se aplica apenas para aquela situação, com aquelas determinadas pessoas, com aqueles problemas específicos...
Sendo assim, ainda estou a procura da resposta para a equação do lugar onde estou.
Usarei este espaço para dividir com vocês os avanços, dificuldades, perguntas e respostas, além de todas as outras coisas que aconteçerão nesta minha experiência na gestão institucional e costeira.

2 comentários:

Evelyn Chierigatti disse...

Nos relacionamos a todo o momento com outras pessoas e a todo momento surgem os conflitos, por mais simples que sejam as situações. É sem dúvida um desafio enorme conduzir esses conflitos dentro de uma instituição, onde os valores individuais são completamente diversos.Mas tenho certeza que diante deste cenário nada melhor do que a experiência e convívio para identificar a ferramentas para melhor moldar as ações à serem tomadas. Um abraço e boa sorte.

O cara da mão negra disse...

Bóra escrever ae, chegado!!
Vc nem me deu o link e eu achei teu blog.
A propósito ... Massa essas fotos da ilha. Tenho a impressão que tava lá nesse dia. haha
Abraçow!! B.P.!